quarta-feira, 8 de abril de 2015

Guimarães (Portugal!)...

Guimarães (Portugal!)...


Como diz na parede da muralha de Guimarães - "Aqui nasceu Portugal". O berço da Nação. E supostamente o local de nascimento do Maior Rei de Portugal - Dom Afonso Henriques!!!


Também na época de Dom Afonso Henriques foi uma das épocas em que tivemos uma bandeira como deve ser (nada dessas modernices com cores de bandeiras de países africanos... que saudades do branco e azul...).



Já foi em criança que fui a Guimarães, os meus Pais fizeram questão que eu conhecesse o belo país que temos, antes de conhecer os outros países. Fomos a vários locais de Portugal. E nalguns casos era muito pequeno para me recordar, mas de Guimarães lembro-me muito bem! Tenho Várias fotos e as da praxe na estátua de Dom Afonso Henriques. Com os meus Pais C e L e com o meu irmão D!




Dom Afonso Henriques, um grande Rei que conquistou quase 90% do território que hoje conhecemos como sendo Portugal! - http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_I_de_Portugal
Ibn-Arrik (filho de Henrique) terrível como era conhecido pelos muçulmanos, ou  El-Bortukali (o Português)! Para nós portugueses ficou conhecido pelo cognome "O Conquistador"! Nasceu em 1111 e depois fundou Portugal em 1143 (Tratado de Zamora). Uma das coisas mais incríveis (inacreditáveis) que ultimamente se passou em Portugal. Foi a eleição do melhor Português não ter recaído sobre Dom Afonso Henriques (responsável pela conquista e pelo território que hoje damos por adquirido!). Sem desfeita nenhuma ao Dr. António Oliveira Salazar. Mas para mim o melhor, o maior português tem de ser Dom Afonso Henriques! - http://www.marktest.com/wap/a/n/id~d5c.aspx
Há também um pormenor interessante é que eu tive para ser baptizado de Afonso. Tenho pena, mas também gosto muito do meu nome F.



O meu irmão D ofereceu-me num aniversário um livro muito interessante "O Reino", um romance histórico sobre os feitos do grande Rei Dom Afonso I (Afonso Henriques). Que li há pouco tempo. Aconselho, está muito interessante e com factos históricos curiosos. Muito bem escrito por José Manuel Marques. Com trechos em português de época! E com as grandes batalhas e feitos do "Conquistador" - http://www.presenca.pt/livro/ficcao-e-literatura/romance-historico/o-reino/
Até a história como os cobardes dos espanhóis, que fizeram uma emboscada à maricas de forma a incapacitarem o Rei (Ibn-Arrik) de quem tinham medo, está contada no livro. Foram parvos porque enquanto nós portugueses íamos expulsando os mouros da península ibérica os parvos dos espanhóis entravam em guerra entre eles e connosco também. Por isso tiveram de aguentar os mouros a passearem pela Andaluzia durante mais uns anitos. Acabaram por ter sorte, nalgum do Património que têm, como é exemplo Alhambra!
O interesse foi crescendo e depois li também um livro pequeno mais biográfico que vinha com uma colecção do Expresso. E confirmei grande personagem histórico e grande Português!!!



Acima estão a bandeira e o brasão da cidade de Guimarães.



























Os vimaranenses são as pessoas naturais de Guimarães e têm a sorte de poder admirar vários pontos de interesse. O Castelo de Guimarães, o centro da Cidade, a igreja de São Miguel do Castelo, o Toural, a Praça de Santiago e o Paço Ducal. Entre outras atracções turísticas bem interessantes.

Guimarães (Wiki) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es

Guimarães (turismo) - http://www.guimaraesturismo.com/

Como uma imagem vale mais do que mil apalavras, deixo acima algumas imagens do berço da nação. Mas nada como visitar esta cidade nortenha que tem um grande espírito de conquista!

Curiosidade, o clube de Guimarães o Vitória de Guimarães é dos meus clubes favoritos. Apesar de ser do SCP. Acho graça que não é o Guimarães é o Vitória! Provavelmente ficou no sangue a sede de conquista do Rei Afonso!

Este links também tinha umas coisas interessantes - https://ptesoterico.wordpress.com/2010/10/05/5-de-outubro-de-1143-dia-da-fundacao-de-portugal-867-anos-da-assinatura-do-tratado-de-zamora/

link para o som que estou a ouvir - https://www.youtube.com/watch?v=6GRLRm9oKUM
Esta música, apesar da banda não ser de Guimarães, são de Lisboa e são os Dazkarieh. Não sei porquê acho muito apropriada para o tema! - https://www.youtube.com/watch?v=RR1O1Ebj_bM
Como também é uma das minhas favoritas!

A ouvir musica medieval (sons de batalha!)!!!
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário