sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sair de uma grande empresa foi bom para mim...

Sair de uma grande empresa foi bom para mim...

Sim, mas fiquei desempregado!

Entretanto dei por mim com várias questões a assolarem-me a mente. Não tão grandes como aqueles CEO's e outros que tais que têm muito mais para dizer ao mundo do que eu mero e comum mortal!

O que constatei foi, que depois de várias ajudas e apoio psicológico, etc... Finalmente arranjei qualquer coisa, pelo menos acho que encontrei!

Será que foi de ter comprado 3 livros? Passo a referir:
1 - Profissional experiente procura emprego de Robin Kessler - http://www.bertrand.pt/ficha/profissional-experiente-procura-emprego?id=15057981

Da sinopse tirei apenas duas ideias para mim:
  • Saber como funcionam as entrevistas de avaliação de competências;
São uma grande seca e muitas vezes nem eles nem nós sabemos o que estamos ali a fazer. Para um homem é um bocado estranho, porque passa a dar uma importância extrema à apresentação. Dúvidas tão fúteis, como: "o que vou levar vestido?" podem se sobrepor a coisas muito mais importantes, como: "a que função me vou candidatar?"!
  • Ser selecionado para a função que ambiciona.
O que nós ambicionamos nem sempre está ao nosso alcance. Por exemplo coçar os testículos no sofá e ser pago para isso, este tipo de ambição nunca aparece nos anúncios de emprego. Foi uma coisa com que eu aprendi a viver. Mas que é fundamental para saber qual o meu lugar no Mundo!

2 - Emprego garantido de Harvey Mackay - http://www.bertrand.pt/ficha/emprego-garantido?id=10017064

Mais uma vez da sinopse tirei:
  • Segredos infalíveis para conseguir o trabalho que deseja...
Alguns até sei, como por exemplo... ter o Pai como Administrador do BCP! Pertencer à Maçonaria! Ser Político de sucesso, o que normalmente implica não fazer um "cú" em outras áreas! Ser filho de um antigo primeiro ministro com alcunha de "cenoura", nunca percebi porquê "cenoura"! Entre outras que não vou aqui referir! Como disse que iria usar vernáculos, calão e afins. Aqui vai um bocadinho em género de desabafo: "Mudam as moscas, mas a merda é a mesma."!
Mas  o que ficou de importante para mim, foi mais uma vez que aquilo que nós desejamos nem sempre está ao nosso alcance. Parafraseando Sérgio Godinho "Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas"!

3 - MedoZero de Pilar Jericó - http://www.bertrand.pt/?palavra=medozero&restricts=8066&facetcode=temas

Aqui não há sinopse, mas o subtítulo: "Como usar a mudança, o talento e a inovação na sua vida e na sua carreira".
O que posso dizer em relação a este subtítulo é o seguinte: imagine-se a ser despedido e nesse mesmo dia a pisar uma grande bosta de uma cão enorme tipo São Bernardo. Nesse mesmo dia vai usar a mudança, pelo menos de sapatos, o talento para passar a não pisar e andar mais atento. E ainda a inovação, porque é o que vai querer sugerir ao IEFP (papel, papel... burocracia, automatizem processos, a tecnologia já chegou...). Na sua vida e na sua carreira, porque abraçou uma nova carreira, de desempregado, mas a sua vida vai ficar um bocadinho na merda. Oops! Lá se vai a mudança. Ou como se diz em bom português, saíste da merda foste para o cagalhão!

Fora de brincadeiras, são bons livros, com dicas úteis para quem está em fase de pesquisa de novas oportunidades profissionais. E que pretendem mesmo abraçar um novo desafio!

A ouvir a rua e os carros a passar!!!

continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário