terça-feira, 26 de maio de 2015

B Fachada - B Fachada...

B Fachada - B Fachada...


1
Responso para maridos transviados

"Deus te salve Sol divino
Tu que corres mundo inteiro
Se viste lá o meu marido
Não mo negues não
E os raios que vens deitando ao teu nascimento
Sejam dores e facadas que lhe atravessem o coração.

Que por mim ele endoideça
Que não possa nem comer,
nem beber,
nem andar,
nem amar,
nem com mulheres falar,
nem em casa particular
e todas as mulheres que veja
lhe pareçam cabras negras, bichas feias
E só eu pareça bem no meio delas."



2
cantiga de amigo

"A Lulu quer o que quer qualquer mulher
Que o amigo a abrace bem
E que a faça rir também.

A Lulu tem um medo mas guarda-se em segredo
O amigo vai esperar que ela queira pô-lo a par.

E se a conversa fica em perigo
ele ri-se um pouco e triunfante
Diz-lhe "É bom ser teu amigo
mas igualmente bom ser teu amante".

A Lulu não traz más recordações
E o amigo atrás diverte-a com canções

Ela dá-lhe a mão e dá-lhe um pouco do coração
Ele faz de tudo para compreender
Depois de tudo para lhe agradecer

E se a conversa os põe em perigo
ele ri-se muito e gaguejante
Diz-lhe "É bom ser teu amigo
mas igualmente bom ser teu amante"."



3
o desamor

"Fomos à Escócia e voltamos
Loucos por ficar a sós
Fomos mas nunca chegamos
A sair do meio de nós

Mas a Escócia que gostamos
Capadócia que cavamos
Não nos deu o que esperamos
Quando pensamos ser avós

Fomos à Escócia e deixamos
Três amores cada um
E o que da Escócia tiramos
Foi estar sem amor nenhum.

Ir e vir foi um regalo
O desamor sem forçá-lo
Mas se tão longe o buscamos
Perto já tinha havido algum

Não me leves tu a mal
Não me tentes convencer
Que o que havia em Portugal
Não chegava para saber

Dei-te um mês da minha vida
E um mês é de valor
E tu podes ser bastante querida
Mas não é preciso dor para provar o desamor

Por desamar-nos deixámos
Seis amores em ter dó
E agora que regressámos
Não sei se nos sobra um só

É que havia certa esperança
Que podia ser só dança
Mas afinal a bonança
Era apenas beijo em pó

Não me leves tu a mal
Não me tentes convencer
Que o que havia em Portugal
Não chegava para saber

Dei-te um mês da minha vida
E um mês é de valor
E tu podes ser bastante querida
Mas não é preciso dor para provar o desamor"



4
a velha europa
os acordes finais são:
Queda do império - Vitorino - https://www.youtube.com/watch?v=na0d1VV-mVE

"Quando chegares à velha europa, amor,
Tira umas fotos com um bom compositor
Se ele te piscar o olho, nem hesites em dizer "doutor,
O meu marido queria ser como o senhor"

Quando chegares à velha europa em flor
Quero que arranjes um amante sedutor
Se ele te pedir divórcio, nem hesites em dizer "amor,
O meu marido não tem culpa, não, senhor"

Quando chegares à velha europa atrás
De alguma coisa que afinal não satisfaz
Tenta lembrar-te dos carinhos que eu te dei se fores capaz
E não me troques por beijinhos de rapaz

Quando chegares da velha europa, amor,
Eu já terei pintado o quarto de outra cor
Para entreter durante a tua longa ausência o meu pavor
De me perder sem o teu fio condutor

Perguntei ao vento se trazia um cabelinho teu
E até ao momento o raio do vento não me respondeu"



5
tempo para cantar

"Viveu sempre sossegado
Cada amor em cada lado
Mas ele mesmo, até morrer
Vá-se lá saber
O que sentia todo o dia, até anoitecer (e o que ele ouvia)

Viveu sempre, em todo o lado
Com seus dons de namorado
Sempre, sempre a envelhecer
Vá-se lá dizer
O que fazia todo o dia, até amanhecer (e o que ele ouvia)

É bom ter má fama
Dá para ter vazia a cama
E nesta solidão de Kant
Ser tido um grande amante

É bom ter de fundo
Que anda pelas bocas do mundo
E quem quiser acreditar
Ao menos não vem cá espreitar

Sobra-me tempo para cantar
O tempo para cantar
O tempo para cantar

Fez de tudo, até calçado
Mas seu jeito de empregado
Só deixava perceber
Para quem queria ver
De cada dia uma alegria, para desaparecer (e o que ele ouvia)

Fez de tudo, de empregado
Só não fez do seu passado
Um segredo para esconder
Já não vai vencer
Mas respondia para se defender (e o que ele ouvia)

É bom ter má fama
Dá para ter vazia a cama
E nesta solidão de Kant
Ser tido um grande amante

É bom ter de fundo
Que anda pelas bocas do mundo
E quem quiser acreditar
Ao menos não vem cá espreitar

Sobra-me tempo para cantar
O tempo para cantar
O tempo para cantar

É bom ter má fama
Dá para ter vazia a cama
E nesta solidão de Kant
Ser tido um grande amante

É bom ter de fundo
Que anda pelas bocas do mundo
E quem quiser acreditar
Ao menos não vem cá espreitar

Sobra-me tempo para cantar
O tempo para cantar
O tempo para cantar"



6
estar à espera ou procurar

"Vais ficar pra mim
Vais ficar pra sempre aqui
Vais ficar eu sei
Vai ser tal qual eu sonhei
Quando vier no fim
Eu ainda vou gostar de ti
Se tu morreres então, não vou passar do ramadão
Vais ser mãe certeira
Eu vou poder até que enfim,
Ser pai a vida inteira
Ter horta e capoeira
Se tu passares eu não te vou deixar fugir de mim
Eu não te vou largar
Vou ser fiel sem me cansar.

Até consigo imaginar a tua cara o meu abraço
E agora o que é que eu faço, estar à espera ou procurar?
Até consigo imaginar a tua cara o meu abraço
E agora o que é que eu faço, estar à espera ou procurar?

Vais ser tu pra mim
Eu vou calar-me só pra ti
Deixar contigo a lei
Esquecer-me tudo aquilo que sei
Se tu passares meu bem
Será que vais notar em mim
Senão eu vou cá estar pronto para te encontrar.

Até consigo imaginar a tua cara, o meu abraço
E agora o que é que eu faço, estar à espera ou procurar?
Até consigo imaginar a tua cara o meu abraço
E agora o que é que eu faço, estar à espera ou procurar?"



7
setembro

"Vim dar um passeio para o sul do país
Deixei-te em Lisboa, mas não porque quis
Saber que te soa esta valsa que eu fiz
Há-de ser coisa boa, sou eu quem to diz
Mandei vir o saber de Paris

Escrevi-te uma carta de coisas de amar
Se não for entregue, não me vou desculpar
Porque o dom que consegue esta valsa a soar
Não és tu quem mo negue, não, nem quando eu voltar
Quando abrires os teus braços, nada disto já vai importar

E quando o sonho saciar vou fazer de tudo para acordar

Às vezes eu sinto uns fantasmas por perto
Ao entardecer e com o meu rulfo aberto
Faço para te prender esta valsa que é certo
Mais que para te vencer, é para ver se desperto

Lembras-me em todas as coisas de cá
E a cada passo eu me passo para lá
Mas então o que eu faço é valsar isto em fá
Para te ter num abraço que Vênus não dá
Quando o verão acabar e nós dois for só tudo o que há"



8
o teu azar
alguns acordes fazem lembrar - tribalistas - velha infância - https://www.youtube.com/watch?v=sD7LCi9q8Ho&list=PL86EuHZb9xh4xMN2hDWdKODtVO7DZ9EFW
tribalistas - é você - https://www.youtube.com/watch?v=Zwehibjtsxo&list=PL86EuHZb9xh4xMN2hDWdKODtVO7DZ9EFW&index=8
 
"Tira a mão dela
Que ela não te quer
P'ra te tocar

Faz pouco dela
Que ela só te fez
P'ra te poupar

Se não te chama
O nome à cama
Então que não se vai apaixonar
Só quer de ti o teu azar

Tira a mão dele
Que é a mão
Que ele te pode recusar

Faz pouco dele
Que ele fez pouco
P'ra te conquistar

Se não te chama
O nome à cama
Então é porque não se vai casar
Lá volta o raio do azar"




9
a bela Helena
Faz lembrar New Orleans, jazz e charleston!!!

"Eles eram bons irmãos
Não de sangue mas por afinidade
Um do campo outro da cidade
Ai eles eram como irmãos.

Até que um dia a bela Helena se cruzou na vida deles
E entre os irmãos veio a primeira dispersão

Eles eram bons irmãos
Mas nem tanto assim para dar as mãos

A bela Helena era uma flor de massapão
E como o que ela queria deles era também estabilidade
Cada irmão rezava ao outro piedade e lealdade e compaixão

Eles eram como irmãos
Ai eram bons irmãos
E como a Helena era formosa

Com a ajuda da beleza e da deusa da paixão
Escolheu só um
Deixou os dois sofrendo em vão

Quando há cobiça entre irmãos por alguém
sofre o que tem e sofre o que não tem também
Cobiça, a Helena é que a atiça

Quando há inveja entre irmãos por alguém
Sofre o que tem e sofre o que não tem também
Inveja, seja a Helena quem seja."



10
só te falta seres mulher
os primeiros acordes da música são:
Bill withers - Lean on me - https://www.youtube.com/watch?v=KEXQkrllGbA

"Se vamos juntos passear
O olhar faz parecer vão o que eu disser
Se te provoco com o que à noite te fiz, sorris

Já só te falta seres mulher.

Dou-te um abraço e vai-se o embaraço
E em pouco espaço vou dar-te aquilo que eu quiser.
E eu quero tanto
Qual não foi o meu espanto
Pelo teu encanto

Só te falta seres mulher.

Faça eu o que fizer não vou fazer de ti uma mulher.

Eu posso até querer entregar-me
Lançar-me a ver aquilo que vier
Mas eu gostar da tua masculinidade é maldade,
A merda é só não seres mulher.

É que tu tens o charme para poderes virar-me
Sabes conquistar-me
Dás-me a lascívia de talher como dizer-te então
Tens escrito "homem" no coração
E infelizmente querido
Eu, perdão, só me apaixono por mulher

Faça eu o que fizer não vou fazer de ti uma mulher."



11
kit de prestidigitação
os primeiros acordes da música são:
Tears for fears - Everybody wants to rule the world - https://www.youtube.com/watch?v=ST86JM1RPl0

"Queres ficar com a televisão
Queres ficar com o meu kit de prestidigitação
Queres ficar com o solar na Beira
Queres a minha velha cafeteira
Queres ficar com o Manel João
Queres ficar com o meu pobre coração

Tu queres tudo e eu dou-te tudo o que há para dar
Levas tudo o que há de mim
Só comigo é que não queres ficar

Aos teus pais dou-lhes teto e pão
Dou-te a minha irmã para o teu irmão

Queres ficar com a biblioteca
Queres ficar com os meus LP's do Zeca
Queres ficar com as vizinhas
Queres ficar com o porteiro
Primas minhas, tu tinhas que gostar do mundo inteiro
Queres ficar com os bilhetes do Vinícius
Queres as minhas coleções e os meus vícios
Queres ficar com a casa numa condição,
Ficares também com a adega e a plantação

Já só tenho mais um rim para te emprestar
O coração já levaste na pensão alimentar

Tu queres de tudo e eu dou-te tudo e dou-me a Deus
Cuido de mim, cuido de ti
Cuido dos meus e porque não dos teus"






Disco fenomenal, em português... Provavelmente dos melhores de sempre!!!
A primeira vez que ouvi B Fachada foi ao vivo! Perto da Rua dos Bacalhoeiros! 

A ouvir B Fachada - B Fachada!!!
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário